top of page

ZUMBIDO

Zumbido é uma condição de saúde que afeta várias idades e origens, porém é mais comum em idosos e pessoas constantemente expostas ao ruído.

Possíveis causas de zumbido incluem:

  • Exposição a música alta e ruídos 

  • Efeitos colaterais de medicação

  • Envelhecimento

  • Problemas neurológicos

  • Degeneração de ossos no ouvido médio

  • Alterações metabólicas 

  • Algo em desequilíbrio no corpo.

Tratamento:

O zumbido pode ser muito ruim e atrapalhar nas atividades diárias, causa estresse, isolamento social entre outros problemas. Não há cura para a maioria dos tipos de zumbido, mas há opções de gerenciamento de zumbido que podem dar-lhe alívio. A terapia de som envolve a introdução de som para ensinar o cérebro a classificar o zumbido como ruído de fundo. Na REXTON todos os aparelhos auditivos das linhas intermediária, avançada e top, possuem terapia para zumbido.

O envelhecimento é um processo inerente aos indivíduos. Variáveis como o estilo de vida, doenças crônicas e condições socioeconômicas podem acelerar ou diminuir a velocidade desse processo. Por conta do envelhecimento, a capacidade de autonomia da vida diária muitas vezes é reduzida, ou seja, há uma maior dependência do meio familiar. O declínio da audição por conta do envelhecimento, ou seja, a presbiacusia ocorre devido a alterações no sistema auditivo periférico e/ou central.

Tratamento:

A presbiacusia pode atrapalhar nas atividades diárias, causa isolamento social entre outros problemas. Não há cura, mas há tratamento com o uso de aparelhos auditivos e se necessário conforme grau de perda auditiva, implante coclear.

 

Como muitas outras coisas, fones de ouvidos podem causar danos a sua saúde, caso sejam utilizados incorretamente. Utilizar os fones de ouvido com frequência e em volume muito elevado. Os jovens agora ouvem música alta quase todos os dias, por isso está causando PAIR precoce (PAIR - perda auditiva induzida por ruído). 

Para prevenir a PAIR causa por fones de ouvido:

- Controle o tempo de uso diário;

- Mantenha o volume baixo;

- Opte por fones de ouvido com abafador de ruído;

- Nunca durma com música;

- Reserve parte do seu dia para ficar no silêncio.

Mantenha uma relação saudável com a música, se você desconfia de uma possível perda auditiva, marque seu horário e faça uma avaliação auditiva gratuita. 

Fonoaudióloga pós-graduada em audiologia

Rayana Silva Arceno

CRFa 3 - 10800 

Zumbido-atinge-1-a-cada-5-pessoas-no-Bra

PRESBIACUSIA

Presbiacusia-942x471.jpg

USO DE FONES DE OUVIDO

WhatsApp%2520Image%25202020-06-24%2520at
unnamed (1).jpg
bottom of page